© 2018 por Rádio Trovadoras. Trovadoras Itinerantes. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Ícone do Facebook Branco
  • SoundCloud - Círculo Branco

Receba nossas atualizações

Rádio Trovadoras Kids

C O N T A  O U T R A  V E Z . . .


Contos e músicas para crianças
 


Ao ouvir uma história, canção ou ao executar uma determinada brincadeira, as crianças costumam pedir para repeti-la diversas vezes. Esse é um mecanismo fundamental para o desenvolvimento emocional, intelectual e de aprendizado que garantirá a sua ligação afetiva, criativa e intuitiva com o mundo. Neste programa especial, partilhamos um conteúdo cuidadoso para a diversão de toda a família, com histórias, brinquedos cantados, cantigas, brincadeiras, acalantos, parlendas, canções para bebés, adivinhas, lenga-lengas e todo o universo lúdico para o estímulo criativo de nossos pequenos-grandes seres. Um programa especial, dedicado aos miúdos de 0 a 100 anos.

Agradecemos a participação linda de nossos sobrinhos na vinheta do programa:
Obrigada Geovana Correia, Cecília Coelho, Sophia Fiúza, Mariah Fiúza, David Correia e Victória Pauferro.

Programa Conta outra vez... #11

CONTOS E MÚSICA PARA MIÚDOS

12 de maio de 2019

Convidado: José Mauro Brant

O narrador, escritor, pesquisador, ator e músico brasileiro José Mauro Brant, é uma das maiores referências da Arte de Contar Histórias e de espectáculos cénicos-musicais do Brasil.

O seu álbum "Contos, cantos e acalantos", recebeu inúmeras indicações a prêmios e e rebebeu o Prêmio TIM de Melhor CD Infantil de 2002, ano em que foi lançado pela gravadora Drum Estúdio e relançado em 2006 pela Biscoito Fino - Selo Biscoitinho. Tem a produção de José Mauro Brant e Tim Rescala, com arranjos de Tim.

O programa de hoje apresenta duas canções fabulosas deste álbum, em homenagem ao Dia das Mães no Brasil, são elas:

1. A História do Surrão - 9’19” - Conto Popular
Quem nunca teve medo do homem do saco? Um dos mais conhecidos e ameaçadores personagens dos pesadelos infantis, é o vilão desta história de origem ibérica que é conhecida em todo o Brasil. Esta adaptação preserva a música recolhida no interior do Rio de Janeiro e acrescenta um acalanto de lavadeiras (Encontrei Nossa Senhora).

Intérprete: José Mauro Brant
Violão - Dil Fonseca
Flauta - David Ganc
Clarinete - Lena Verani
Piano e teclados - Tim Rescala

2.. As Nove Filhas - 2’45” - Canto Cumulativo
“Tangolonomango” é uma espécie de piripáque que não se explica. Um mal súbito, repentino. O jogo com os números é um motivo que aparece em versos de várias partes do mundo, inspirando até Agatha Christie em “O caso dos dez Negrinhos”. No Brasil existem várias versões diferentes desta canção (“Tangomango”, “Tanto surumango”, “Deu no tango deu no mango”) que pode funcionar como brinquedo de roda – ao final de cada estrofe uma criança deixa a brincadeira.

Intérprete: José Mauro Brant
Violão - Dil Fonseca
Flauta - David Ganc
Clarinete - Lena Verani
Trombone - Lulu Pereira
Contrabaixo - Dodô Ferreira
Bateria - Oscar Bolão
Piano e teclados - Tim Rescala

Conheça mais sobre o trabalho de José Mauro Brant clicando aqui

 

__________________________________________


Programa Conta outra vez... #10

CONTOS E MÚSICA PARA MIÚDOS

07 de abril de 2019

Convidada: Mariane Bígio | Cordel Animado

O "Guia poético [em verso e rima] de como se transformar numa heroína" é um Cordel de Mariane Bigio, que apresenta às crianças algumas das mulheres mais notáveis da história, que servem como inspiração para que as meninas possam enfrentar o machismo e lutar pelos seus sonhos!

Mariane Bigio (Recife-PE/Brasil) é Poeta, Cordelista e Contadora de Histórias. Integra o Projeto "Cordel Animado" de contação de cordéis e cantigas para crianças, junto a sua irmã, a musicista Milla Bigio.

Esta é mais uma das #históriasartesanais lançada pela poeta. O áudio deste podcast foi extraído do vídeo de seu canal Cordel Animado no YouTube e gravado em casa, com a ajuda de seu companheiro, Diego Santos, por isso cheio de afeto e cheio de carinho! Divirta-se!

 

Contatos: marianebigio@gmail.com
www.marianebigio.com
facebok.com/mariane-bigio
@marianebigio

______________________________

 

Programa Conta outra vez... #9

CONTOS E MÚSICA PARA MIÚDOS

24 de março de 2019

Convidados: Aline Cântia e Chicó do Céu (MG / Brasil)
do Instituto Abrapalavra

 

Desde 2007, os mineiros Aline Cântia e Chicó do Céu realizam um trabalho de resgate de histórias. Do Vale do Jequitinhonha à África, passando pela França, Dinamarca e Marrocos. Com um repertório de músicas e histórias tradicionais, literatura e cultura popular de diversos povos, a dupla faz um passeio lúdico por contos, cantigas populares e canções, em uma celebração da imaginação literária de várias partes do mundo.

Conto: A PRINCESINHA MEDROSA
A natureza das estrelas é tão cheia de segredos que há anos os homens tentam decifrá-la, seja pela ciência ou pela poesia. Nesta história, é o medo do escuro e da solidão que procura refúgio entre estes pontinhos luminosos, que mesmo tão distantes, nos guiam por estradas, rios e mares.

Faixa do álbum: Contos de lá nos cantos de cá (2014)
Direção: Gustavo Finkler
Participação: Renata Mattar

Conheça o Instituto Abrapalavra: 
http://institutoabrapalavra.com.br/ e
https://www.facebook.com/Abrapalavra/



_____________________________

Programa Conta outra vez... #8

CONTOS E MÚSICA PARA MIÚDOS

17 de março de 2019 | Contos bilíngues

Convidada: Caroline Mantoy (MX/FR)
 

RÁDIO TROVADORAS PARA CRIANÇAS | NIÑOS | ENFANTS

 

Programa Conta outra vez...

Programa Cuenta otra vez | Programme Racontez une autre fois

 

CONTOS BILÍNGUES | CASTELIANO E FRANCÊS

Cuento bilíngue en castellano y francés

Conte bilingue en français et castillan

A narradora franco-mexicana Caroline Mantoy, narra uma história sobre uma rainha delicada e um rei que deseja ser poeta.

*

La narradora franco-mexicana Caroline Mantoy, narra una historia sobre una reina delicada y un rey que desea ser poeta.

*

La narratrice franco-mexicaine Caroline Mantoy, raconte l'histoire d'une reine délicate et d'un roi qui souhaite devenir poète.

 

 


____________________________________________

 

 

Programa Conta outra vez... #7

CONTOS E MÚSICA PARA MIÚDOS

10 de março de 2019 | CARNAVAL INFANTIL NA RÁDIO TROVADORAS

Convidada: Mariane Bigio é escritora, atriz, produtora, mãe do pequeno-grande Jorgito, cordelista e narradora oral pernambucana, entre outras cositas mais... Responsável pelo canal Cordel Animado no Youtube e por inúmeros projetos sobre a arte de contar histórias.

Neste mês dedicado também ao carnaval, partilhamos as adivinhas carnavalescas e a Lenda da Calunga de Mariane Bigio, sob uma forte influência cultural afro-brasileira do rico Estado de Pernambuco (Brasil).


ACESSE O SITE DE MARIANE BIGIO AQUI

_______________________________________________

Programa Conta outra vez... #6

CONTOS E MÚSICA PARA MIÚDOS

03 de março de 2019 | CARNAVAL INFANTIL NA RÁDIO TROVADORAS

Convidados: Banda Dona Zefinha (CE) com o conto e a canção "Romance da lua" e a Cia Cabelo de Maria (SP) com o "Frevo Polaco" de Gustavo Finkler com Renata Mattar e POIN - Pequena Orquestra Interativa.

Conto e canção: "Panfeto e Pafim em: A História da Próxima Música
& o Romance da Lua" | Banda Dona Zefinha em Os Bufões | Álbum "O Circo Sem Teto da Lona Furada Dos Bufões" ℗ 2012, Orlângelo Leal | Equipa: Orlângelo Leal: voz, banjo, guitarra, caixapé, percussão corporal / Ângelo Márcio: voz, sax (tenor e soprano), percuteria / Paulo Orlando: voz, efeitos, percussão / Joélia Braga: voz, efeitos, percussão / Samuel Furtado: violino, trompete, trombone de vara, tuba / Gustavo Portela: arranjos, programações, guitarra / Tamile Braga: violoncelo / Figurino: Joélia Braga / Produção musical, mixagem e masterização: André Magalhães


ACESSE A BANDA DONA ZEFINHA AQUI


Música: Frevo Polaco (Gustavo Finkler) | CD POIN – Pequena Orquestra INterativa, 2015 | PROAC-SP | Distribuição: Circus | Capa e Encarte: Carneirobronco | Participação especial: Rafael Ferrari - bandolim Violão e voz: Gustavo Finkler / Sanfona e voz: Renata Mattar / Flauta: Mateus Mapa / Violino: Micaela Nassif / Sousafone e solo de trombone: Renato Farias / Zabumba, pandeiro, apito, mineiro, moedinhas, guizos, caxixi e triângulo: Dani Zulu / Caixa, pratos, tom tons, guizos, caxixi e coquinhos: Gustavo Souza Ilustração: Andréia Vieira

ACESSE CIA CABELO DE MARIA AQUI

 

_____________________________________________
 

Programa Conta outra vez... #5

CONTOS E MÚSICA PARA MIÚDOS

24 de fevereiro de 2019

Convidados: Trovadoras Itinerantes, MC Stella e Willem Janssen (Brasil/Holanda).

Faixa de narração oral: Conto "O trem maluco" de Josy Correia com as Trovadoras Itinerantes Josy Correia, Luciana Costa e Júlia Fiuza. Gravação de 2017 no Totem Estúdio (Fortaleza / Brasil).
Reedição: Luciana Costa (2019).


Faixa musical: "Crocodilo e jacaré" de MC Stella e Willem Janssen.
MC Stella aos 5 aninhos de idade, gravou a faixa com o seu pai Willem Janssen (músico e produtor musical holandês) e o apoio da mãe Carla Pontes no ano de 2017.
 Esse é o primeiro single de MC Stella, carioca nascida em Amsterdã, 7 anos atrás. This is the debut single by MC Stella, a 5 year old 'carioca' from Amsterdam, the Netherlands | Dit is de eerste single van MC Stella, een 5-jarige 'carioca' uit Amsterdam. 


Letra:

Crocodilo e jacaré 

Eu não sei o quê que é 

Jacaré e crocodilo 

Ai, meu Deus, o que é aquilo?
 

Letra e voz: MC Stella 

Música: Willem (c) 2017

______________________________________________

Programa Conta outra vez... #4

CONTOS E MÚSICA PARA MIÚDOS
17 de fevereiro de 2019

Convidados: Tâmara Bezerra e Cia. Cabelo de Maria
Faixa de narração oral: Conto popular com Tâmara Bezerra musicado por Luciana Costa
Faixa musical: "Joãozinho é um bom aviador" do espetáculo Ping Pong da Cia. Cabelo de Maria (Brasil) de Gustavo Finkler, Renata Mattar e POIN - Pequena Orquestra Interativa.

_________________________________________________________

Conta outra vez... #3 |  10 de fevereiro de 2019
 

Título: "Boi Careta, vaca Carranca"
Autora: Josy Correia
Coleção: Cantigas Contadas - Vol. 1
Ano: 2002
Edição: Independente
Selo: Trovadoras Itinerantes | Cia. Catirina

Produção: Ateliê do Som Produções Musicais | Ateliê da Palavra
Gravação: Totem Estúdio em janeiro de 2017 (Fortaleza - Ceará - Brasil)
Ficha técnica:
Texto | Narração | Direção geral: Josy Correia
Direção e execução musical: Luciana Costa
Vozes e efeitos: Júlia Fiuza
Edição | Rádio Trovadoras: Luciana Costa

Vinheta (vozes infantis): Geovana Correia, Cecília Coelho, Sophia Fiúza, Mariah Fiúza, David Correia e Victória Pauferro.

Se eu fosse você, não perdia!

Todo domingo um novo conto e canção para miúdos de 0 a 100 anos.

 

As nossas manhãs dominicais ficaram mais coloridas e animadas com a Rádio Trovadoras Kids. Escute, curta, compartilhe!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Conta outra vez... #2 | 03 de fevereiro de 2019
 

Hoje é domingo no pé do cachimbo! Dia de reunir a criançada e toda a família para ouvir os contos e canções do programa Conta outra vez... #2 da Rádio Trovadoras!
Os convidados estão altamente internacionais:

Temos a narradora, actriz, arte-educadora, animadora cultural e performer Júlia Fiuza, contando a divertida história "Menina bonita do laço de fita" da escritora carioca Ana Maria Machado, uma de nossas maiores autoras brasileiras com 33 anos de carreira, mais de 100 livros publicados no Brasil e em mais de 17 países somando mais de dezoito milhões de exemplares vendidos e diversos prêmios conquistados.

 

E também a sensacional banda Dona Zefinha, a trupe cenomusical cearense surgida nos anos 90, sob a direção do multi-artista Orlângelo Leal, compartilha a faixa "Sapo Cururu" de seu musical infantil Os Bufões do álbum "O circo sem teto da lona furada" lançado no ano de 2012.

 

Se eu fosse você, não perdia!

Todo domingo um novo conto e canção para miúdos de 0 a 100 anos.

 

As nossas manhãs dominicais ficaram mais coloridas e animadas com a Rádio Trovadoras Kids. Escute, curta, compartilhe!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conta outra vez... #1 27 de janeiro de 2019

Título: "O Soldado cabeça de papel"
Autora: Josy Correia
Coleção: Cantigas Contadas - Vol. 1
Ano: 2002
Edição: Independente
Selo: Trovadoras Itinerantes | Cia. Catirina

Produção: Ateliê do Som Produções Musicais | Ateliê da Palavra
Gravação: Totem Estúdio em janeiro de 2017 (Fortaleza - Ceará - Brasil)
Ficha técnica:
Texto | Narração | Direção geral: Josy Correia
Direção e execução musical: Luciana Costa
Vozes e efeitos: Júlia Fiuza
Edição | Rádio Trovadoras: Luciana Costa

Vinheta (vozes infantis): Geovana Correia, Cecília Coelho, Sophia Fiúza, Mariah Fiúza, David Correia e Victória Pauferro.

banner_CONTA_OUTRA_VEZ_#11_JOSÉ_MAURO_BR
fotosCD_cantos_contos_e_acalantos_zé_mau
INFANTIL MARIANE BIGIO GUIA POETICO.jpg
ALINE_E_CHICÓ_conta_outra_vez#9.jpg
caroline_mantoy_infantil_francês.jpg
Adivinhas_de_carnaval_e_a_lenda_da_calun
conta outra vez 03mar2019.jpg
conta outra vez #5 24fev2019.jpg
conta outra vez #3 fevereiro 2019.jpg
Conta outra vez #2 fev.jpg
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now